EU LI UMA PUBLICAÇÃO NO FACE QUE SEI QUE VAI CAUSAR MUITO BARULHO NA COMUNIDADE SURDA. Concordo que é necessário que o surdo saiba português com fluência, mas tenho alguns questionamentos:
COMO AS FAMÍLIAS ESTÃO SENDO ORIENTADAS?
O QUE É OFERTADO AOS SURDOS?
EXISTE INCLUSÃO?
OS PROFISSIONAIS ESTÃO PREPARADOS?
QUANTOS SURDOS ESTÃO SENDO EMPURRADOS na escola com aprovações automáticas?
OS SURDOS PERCEBEM A SEGREGAÇÃO?
DÁ PARA FAZER COMPARAÇÕES ENTRE OS SURDOS?
AS LEIS SÃO CUMPRIDAS?
EXISTE DIFERENÇAS ENTRE SURDOS QUE NASCERAM COM A DEFICIÊNCIA E OS QUE FICARAM SURDOS?
Este livro vem com um CD musicado para acompanhar durante o ano letivo, meu filho recebeu ele no primeiro ano do ensino fundamental.
Como pedir a um surdo para ouvir? Na escola haviam 4 salas do primeiro ano, somente duas receberam este livro, como isso foi parar nas mãos de meu filho?
Caderno que eu confeccionei para trabalhar português e libras com meu filho.
Como trabalhar com surdos sem adequação de conteúdo? como fazer o surdo entender tanto sentido figurado? Livro de português do sexto ano.
Estímulos em casa, mas e os profissionais, estão preparados? Fotos do dia que descobri que a fono nunca soube se comunicar com meu filho. Atendeu ele por mais de 4 anos, descobri nos últimos atendimentos.
Eu trabalhava assim, detalhe só tenho a quinta série.
Os professores assim trabalhavam: No material abaixo, fizeram a avaliação de conhecimento de meu filho sem a participação da interprete, isso porque ele teve dificuldades com a tabuada, ai regrediram as matérias a nível básico e continuaram cobrando as outras matérias paralelamente, mesmo eles deduzindo que ele se encontrava no nível de pré iam ainda assim passar ele para o sexto ano. Neste período (2012) eu o retirei da escola para forçar a reprovação, ainda assim eles o aprovaram sem a frequência, eu ameacei de ir ao MP e voltaram atrás na decisão. Com exceção da matemática ele estava no mesmo nível de conhecimento dos melhores alunos da classe.
ACIMA VCS PODEM VER :
O que a escola oferece com o Cantalelê, pedem ao surdo para ser ouvinte.
O meu esforço enquanto mãe
O despreparo de uma fono que trabalhou com meu filho e ao fim de 5 anos, eu percebi que eu tinha feito todo o trabalho sozinha
ABAIXO O TAL COMENTÁRIO AO QUAL ME REFIRO:
Fala
sério!!! Funcionário público que não domina o português escrito?? O
Estado tem que facilitar a entrada e depois bancar o ajudante/intérprete
também? Quem paga essa conta? Em vez de facilitar, que tal aprender a
ler/escrever na língua do país em que se vive? Sou terminantemente
contra essa insistência na segregação.
A realização de provas adaptadas para surdos em concursos e para exames de ingresso, em Libras. Brasília (DF) – A…
www.surdosol.com.br|Por Rafael Emil
No meu ponto de vista o assunto é muito complexo, acredito que muitos surdos gostariam de ser fluentes na língua portuguesa assim como o são em libras, porém vivemos em um país de oportunistas, onde muitos fingem que sabem as duas línguas e estão trabalhando com nossos filhos surdos e ouvintes sem o menos preparo, deixando assim nossos filhos jogados a própria sorte.
MINHA CONCLUSÃO: COMO SERIA BOM SE TODOS NOS UNÍSSEMOS PELO BEM DOS SURDOS...
OBS: ATUALMENTE MEU FILHO NÃO FREQUENTA ESCOLA, marquei nomes de pessoas que deveriam se importar e até mesmo me denunciar e pasmem, ninguém se importa!!! Ele tem 13 anos.