sexta-feira, 26 de junho de 2015

lIBRAS E PORTUGUÊS CAMINHAM JUNTOS?

EU LI UMA PUBLICAÇÃO NO FACE QUE SEI QUE VAI CAUSAR MUITO BARULHO NA COMUNIDADE SURDA. Concordo que é necessário que o surdo saiba português com fluência, mas tenho alguns questionamentos:
COMO AS FAMÍLIAS ESTÃO SENDO ORIENTADAS?
O QUE É OFERTADO AOS SURDOS?
EXISTE INCLUSÃO?
OS PROFISSIONAIS ESTÃO PREPARADOS?
QUANTOS SURDOS ESTÃO SENDO EMPURRADOS na escola com aprovações automáticas?
OS SURDOS PERCEBEM A SEGREGAÇÃO?
DÁ PARA FAZER COMPARAÇÕES ENTRE OS SURDOS?
AS LEIS SÃO CUMPRIDAS?
EXISTE DIFERENÇAS ENTRE SURDOS QUE NASCERAM COM A DEFICIÊNCIA E OS QUE FICARAM SURDOS?

Este livro vem com um CD musicado para acompanhar durante o ano letivo, meu filho recebeu ele no primeiro ano do ensino fundamental.
 Como pedir a um surdo para ouvir? Na escola haviam 4 salas do primeiro ano, somente duas receberam este livro, como isso foi parar nas mãos de meu filho?

 Caderno que eu confeccionei para trabalhar português e libras com meu filho.

 Como trabalhar com surdos sem adequação de conteúdo? como fazer o surdo entender tanto sentido figurado? Livro de português do sexto ano.
 Estímulos em casa, mas e os profissionais, estão preparados? Fotos do dia que descobri que a fono nunca soube se comunicar com meu filho. Atendeu ele por  mais de 4 anos, descobri nos últimos atendimentos.

 Eu trabalhava assim, detalhe só tenho a quinta série.
Os professores assim trabalhavam: No material abaixo, fizeram a avaliação de conhecimento de meu filho sem a participação da interprete, isso porque ele teve dificuldades com a tabuada, ai regrediram as matérias a nível básico e continuaram cobrando as outras matérias paralelamente, mesmo eles deduzindo que ele se encontrava no nível de pré iam ainda assim passar ele para o sexto ano. Neste período (2012) eu o retirei da escola para forçar a reprovação, ainda assim eles o aprovaram sem a frequência, eu ameacei de ir ao MP e voltaram atrás na decisão. Com exceção da matemática ele estava no mesmo nível de conhecimento dos melhores alunos da classe.



ACIMA VCS PODEM VER :
 O que a escola oferece com o Cantalelê, pedem ao surdo para ser ouvinte.
 O  meu esforço enquanto mãe
 O despreparo de uma fono que trabalhou com meu filho e ao fim de 5 anos, eu percebi que eu tinha feito todo o trabalho sozinha

ABAIXO O TAL COMENTÁRIO AO QUAL ME REFIRO:
Fala sério!!! Funcionário público que não domina o português escrito?? O Estado tem que facilitar a entrada e depois bancar o ajudante/intérprete também? Quem paga essa conta? Em vez de facilitar, que tal aprender a ler/escrever na língua do país em que se vive? Sou terminantemente contra essa insistência na segregação.

A realização de provas adaptadas para surdos em concursos e para exames de ingresso, em Libras. Brasília (DF) – A…
www.surdosol.com.br|Por Rafael Emil 

No meu ponto de vista o assunto é muito complexo, acredito que muitos surdos gostariam de ser fluentes na língua portuguesa assim como o são em libras, porém vivemos em um país de oportunistas, onde muitos fingem que sabem as duas línguas e estão trabalhando com nossos filhos surdos e ouvintes sem o menos preparo, deixando assim nossos filhos jogados a própria sorte.
 MINHA CONCLUSÃO: COMO SERIA BOM SE TODOS  NOS UNÍSSEMOS PELO BEM DOS SURDOS... 

OBS: ATUALMENTE MEU FILHO NÃO FREQUENTA ESCOLA, marquei nomes de pessoas que deveriam se importar e até mesmo me denunciar e pasmem, ninguém se importa!!! Ele tem 13 anos.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

LIBRAS NA PRAÇA

Outro dia tive a ideia de criar o projeto LIBRAS NA PRAÇA. O objetivo do projeto é mostrar o que é libras, ensinar alguns sinais, despertar nas pessoas através de conscientização o desejo de aprender e incluir. Inicialmente o projeto seria nas noites de sexta por termos em Campo Belo MG uma feirinha toda sexta a noite, minha ideia surgiu no dia no dia que comemoramos a conquista de ter ainda que tardiamente LIBRAS reconhecida como segunda língua oficial no Brasil. Mas o tempo esfriou e eu estava deixando para dar continuidade na primavera e verão. Quando publiquei fotos em meu face pessoal e no face do Barulhêncio algumas pessoas sentiram o desejo de fazer o mesmo em outros estados, hoje pela manhã uma dessas pessoas entrou em contato pedindo ideia de materiais para expor quando for dar andamento no LIBRAS NA PRAÇA em seu estado. Resolvi fotografar umas coisas enquanto dava dicas. Ai pensei porque esperar, porque a noite, porque sexta? Peguei um material coloquei em uma bolsa e chamei meu filho para estudar na praça. Montamos e foi lindo, as crianças se achegam rapidinho, os adultos para para perguntar o que estamos vendendo, ai eu conto que é um ato de protesto, que tirei meu filho da escola, conto os porquês e fico com a certeza que conseguimos tocar mais alguns corações...
OBS: Vou postar umas fotos, as melhores eu perdi, por isso eu tirei umas em casa. Amanhã vou tirar outras do Nicolas ensinando as crianças, como ele fez hoje.











sexta-feira, 12 de junho de 2015

Importância da língua portuguesa na vida dos surdos...

Surdo tem Libras como primeira língua, mas isso não o impede de ser expert em português, infelizmente não temos uma sociedade fluente em libras, então bora lá aprender o português também...http://www.dicio.com.br/
http://www.sinonimos.com.br/
http://www.antonimos.com.br/
http://www.conjugacao.com.br/ 

http://duvidas.dicio.com.br/ bons estudos...