Tema escolhido para apresentação de atividade extraclasse “Semântica
das Palavras e o Direito ao Saber: vida de surdo” trata-se uma ação de conscientização
mostrando os valores implícitos, mas detectáveis relativos às variações de significados
das palavras na língua portuguesa e os impactos negativos que causam na vida do
surdo a não percepção dos contextos por parte dos educadores e familiares. De certo
modo essa inobservância cria obstáculos prejudiciais a muitos surdos.
Para exemplificar os valores implícitos montei esse quadro
abaixo para demonstrar apenas alguns exemplos que por não serem percebidos por
uma sociedade majoritariamente ouvinte, podem trazer grandes prejuízos aos
surdos na hora que um educador vai relatar as habilidades do aluno surdo, por exemplo, em um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).
É comum ouvir perguntas sobre o surdo fazer ou não uso de leitura labial, se o surdo sabe ler, se faz uso de aparelho auditivo, muitos ao perguntar pensam nessas alternativas como solução para que não existam barreiras na comunicação.
Muitas vezes a
explicação para o surdo se limita apenas à um contexto apresentado nos temas para
estudo , ou às situações que ocorrem no dia a dia e ao contrário do ouvinte ele
não tem a audição que o tornaria curioso caso ouvisse ou lesse a mesma palavra
em outro contexto.
Vamos a um exemplo
usando a palavra alvo, apresentarei
cinco exemplos da mesma palavra com significados diferentes, cada um em um
contexto:
1. Acertar o alvo em um campeonato pode te sagrar campeão!
2. Acertar um alvo humano tornar um homicida.
3. Ter um alvo na vida pode te tornar uma pessoa de sucesso se o
alvo for bem definido!
4. Acordar em um dia alvo te dará infinitas opções de lazer!
5. Ser uma pessoa muito pura, com um interior alvo, sem maldade,
te torna virtuoso.
Agora pensando na leitura labial digamos que vou dizer ao
surdo que:
Na próxima sexta
vou pegar uma cesta colocar meu
almoço dentro dela e vou para um campo florido, depois de almoçar vou tirar uma
sesta embaixo de uma árvore.
Muitas vezes as pessoas não percebem estes detalhes que podem
fazer toda a diferença na vida de um surdo, observar a semântica das palavras e
o contexto é essencial para quebrar as barreiras impostas por nossa língua colaborando
com o entendimento e a comunicação dentro de uma perspectiva de educação inclusiva.
Breve explicação sobre os surdos, cada surdo é um ser único com
suas características e história, e existem algumas situações que devem ser observadas,pois,
influenciam muito na aquisição de conhecimento individual, se é surdo de
nascença, o grau de surdez, não sendo surdo de nascença, qual a idade a pessoa
tinha quando adquiriu a condição de surdo, qual a causa da surdez, etc. Tal
influência não se limita apenas na aquisição de conhecimentos, mas também
influência na escolha de acompanhamento e intervenção na área da saúde, muitos
acham que um surdo com aparelho esta em situação de igualdade com o ouvinte e
essa não é uma verdade, pois o aparelho auditivo não faz interpretação dos sons
que capta, apenas os amplia. Se uma pessoa perde a audição depois de adquirir
fluência na língua portuguesa o ganho dela com o aparelho pode sim coloca-la em
situação de igualdade com o ouvinte durante o uso da prótese.
Essa mulher é admirável, é uma guerreira !É muito bacana te ter comigo amigas Elaine e parabéns pelo esclarecimento para nós ouvinte, pois realmente precisamos😉
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtodos é requerido estudo à observar a semântica das palavras e o contexto, depende qualidade surdo independente familia, escolas, por causa professores não dada igual o que você fez blog, os surdos não é necessário a usar aparelho de adutivo, eles tem escolha, pois isso eles sente feliz sem usar aparelho;
ResponderExcluireu gostei a tema é muito importante.
oi amada, que saudades sinto de você!!! Obrigada!
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